Skip to content

Concepção e desenvolvimento da plataforma de Multinível automático

Concepção e desenvolvimento da plataforma de Multinível automático

Uma empresa de Marketing Multinível só poderá explorar todo seu potencial quando for possível desenvolver o negócio da tela do celular.

Foi partindo dessa premissa que assumimos o desafio de criar uma inteligência comercial capaz de permitir ao consultor vender, recrutar, reter e treinar online.

Desenhamos todas as ferramentas para que fossem integradas ao sistema de bonificação e, em seguida, reunimos uma equipe parceira de desenvolvedores para executar o projeto.

Em pouco mais de 90 dias, construímos uma plataforma de Multinível automático com ferramentas como:

Quiz de estilo de vida

Através de um questionário online desenvolvido por uma equipe de médicos, farmacêuticos e nutricionistas, nossa inteligência artificial indica os suplementos ideais para o seu perfil biológico e estilo de vida.

Cada consultor tem seu próprio link de indicação deste questionário, para enviar aos seus amigos e prospectos.

Ao final das respostas, o cliente final é levado automaticamente ao carrinho para comprar da loja virtual do consultor.

E o consultor, por sua vez, recebe em seu Escritório Virtual todas as respostas dadas pelo seu prospecto, bem como os produtos que foram indicados.

“Caso a compra não tenha sido concluída, basta o consultor clicar no número do Whatsapp do seu cliente que aparece no Escritório Virtual e conduzir ao fechamento da venda, já sabendo daquilo que seu cliente precisa”, explica Guilherme Camilli, diretor de Marketing e Inovação da MLM Solutions.

Recrutador automático

Cada consultor também tem no seu Escritório Virtual uma landing page (página de captura) para apresentar a oportunidade e fazer novos cadastros na sua equipe.

Através do seu EV, é possível acompanhar toda a trajetória do lead, desde o cadastro na landing page até a conclusão do primeiro pedido.

“Agora, vamos desenvolver várias landing pages com focos diferentes, para revendedores, empreendedores e líderes de Multinível. Assim, será possível escolher como você quer apresentar o seu negócio, conforme o perfil do seu prospecto”, destaca Fábio Guedes, diretor de comunicação da MLM Solutions e responsável pelas estratégias digitais de recrutamento e retenção.

Matriz 3x5 inteligente

Desenvolvemos na plataforma uma matriz inteligente 3×5, com 363 posições.

São diversos os fatores que a tornam uma ferramenta estratégica sob o ponto de vista da inteligência comercial:

  • O posicionamento pode ser feito de forma manual ou automática
  • O consultor tem até 24h para posicionar sua rede downline na matriz. Do contrário, essas pessoas serão posicionadas automaticamente na primeira posição disponível
  • Em caso de estar inativo, o consultor perde a oportunidade de posicionar seus downlines na matriz. Isso gera senso de urgência na ativação
  • O consultor tem liberdade para posicionar sua rede downline em qualquer ponto da matriz, facilitando o preenchimento total
  • Ao final do mês, a matriz é zerada. Ou seja, o preenchimento começa tudo de novo. Isso permite que o consultor refaça sua estratégia a cada mês, evitando que seus downlines se acomodem na matriz
  • Ao concluir o preenchimento da matriz, o sistema gera uma nova matriz para que o consultor siga posicionando sua rede downline
  • Pelo painel do administrador, é possível a empresa regular manualmente a porcentagem de cada posição na matriz, facilitando a formulação de campanhas promocionais

“Nós desenhamos cada etapa com base na nossa experiência vivida na pele no mercado. Ou seja, entregamos tudo mastigado para a equipe de desenvolvedores somente copiar e executar”, explica Guilherme Camilli.

Criador automático de campanhas

Um dos maiores terrores de uma empresa de Marketing Multinível é depender da equipe de TI para parametrizar as campanhas promocionais do mês.

Afinal, isso exige tempo e é muito comum que erros aconteçam neste processo de comunicação entre a equipe de marketing e o TI.

Sabendo disso, desenvolvemos um painel em que é possível o próprio time de marketing parametrizar as campanhas, sejam elas relacionadas a pontos, produtos, fretes ou qualquer outra necessidade.

Venda recorrente

Criamos também uma integração com um serviço de telemedicina, gerando vendas recorrentes para os consultores todos os meses.

Além de não depender somente dos produtos, o consultor tem uma renda previsível todos os meses e pode realizar estratégias digitais específicas para as vendas destes planos.

Próximos passos: sistema de treinamento integrado, patrocinador automático, links sociais e mais

Mesmo com tantas funcionalidades, essa é considerada apenas a versão inicial da plataforma, que ganhará ainda mais corpo.

No projeto, estão previstos a integração da plataforma de treinamentos, uma ferramenta para automatizar o patrocínio responsável, sistema de links sociais para os consultores e diversas outras melhorias.

“A avaliação inicial foi a melhor possível, pois recebemos diversos relatos de líderes que recrutavam outros líderes somente mostrando a nossa plataforma. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas ainda não é nem 30% do que pretendemos oferecer”, afirma Fábio Guedes.