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O crescimento da Venda Direta online e os milhões desperdiçados pelas empresas

O crescimento da Venda Direta online e os milhões desperdiçados pelas empresas

Agora é oficial: as vendas diretas online já são maiores que o porta-a-porta.

Segundo a mais nova pesquisa da ABEVD, 54% das vendas realizadas pelos consultores são online, tendo o Whatsapp como principal ferramenta.

POR QUE ESSA É UMA EXCELENTE NOTÍCIA?

Estamos diante de um grande marco que mudará de vez o jogo da Venda Direta e do Marketing Multinível brasileiro.

São vários motivos que levam a essa conclusão. Afinal, os negócios digitais apresentam:

  • Alto potencial de escala
  • Menor sensação de rejeição pelos consultores (e, consequentemente, menor taxa de desistência)
  • Maior velocidade de crescimento
  • Maior capacidade de globalização da marca
  • Estrutura enxuta

Quando se une tudo isso ao potencial do nosso mercado de vender e construir negócios através do relacionamento, essa é uma excelente oportunidade para quem estiver preparado para este novo momento.

POR QUE AS EMPRESAS NÃO ESTÃO APROVEITANDO ESTE MOMENTO?

O desafio é justamente esse: pouquíssimas empresas (pra não dizer nenhuma) estão preparadas para aproveitar todo o potencial do digital.

Isso significa que estão sendo desperdiçados milhões de reais todos os meses, por não haver uma estratégia digital clara e eficiente.

Afinal, não basta somente criar algumas peças publicitárias para os consultores compartilharem nas redes sociais.

É preciso ir muito além disso e oferecer ferramentas simples e práticas para vender, recrutar, reter e treinar online – de preferência pela tela do celular.

Até existe um movimento, sobretudo das grandes empresas, para caminhar nessa direção.

Porém, é difícil se adequar a este novo momento, quando as bases foram construídas com o foco nas necessidades do século passado.

O que é mais eficiente: turbinar um Fusca ou projetar e construir uma Ferrari?

Infelizmente, ainda estamos na era do Fusca turbinado.

A boa notícia é que isso não vai durar muito tempo.

SELEÇÃO NATURAL: COMO A DIGITALIZAÇÃO CONTRIBUIRÁ PARA A EVOLUÇÃO DO MMN

Boa parte dos negócios de Marketing Multinível dessa última década tem nascido viciada nessas duas principais motivações:

  • Grandes marcas que estão em decadência e apostam no potencial do Multinível para “returbinar” as vendas, mas morrem rapidamente por não entenderem este modelo de negócio
  • Pequenas empresas que buscam o Multinível, de forma oportunista, apenas para gerar um volume rápido financeiro, sem compromisso em construir um negócio de longo prazo

Com o crescimento do digital, a tendência é de que haja uma seleção natural e somente as melhores sobrevivam.

Afinal, construir um negócio online requer uma gestão capacitada para a inovação, investimentos em ferramentas, desenvolvimento de uma estratégia clara de inteligência comercial e tudo isso tem um custo alto.

A verdade é que o poder estará cada vez mais nas mãos das pessoas físicas, que poderão escolher para qual empresa dedicarão a sua força de vendas.

E para conquistar essas pessoas, o único caminho é construir um posicionamento único, investir em produtos exclusivos e oferecer estratégias eficientes de vendas, recrutamento, retenção e treinamento online.

Novamente, isso tem um custo alto e os amadores e oportunistas não resistirão por muito tempo.

COMO INSERIR SUA EMPRESA NESTE NOVO MOMENTO

Como tudo no Multinível (e na vida), o caminho é simples, mas não é fácil.

Para as empresas que já estão há muito tempo no mercado, é preciso ter coragem de se reinventar e, se preciso, reconstruir do zero o seu posicionamento digital.

Não basta simplesmente seguir turbinando um sistema construído para o Multinível do passado. Isso as levará à ruína rapidamente.

Para quem está chegando agora, é necessário estruturar o negócio com foco no online, deixando o porta-a-porta em segundo plano.

Do contrário, brigarão por uma fatia cada vez menor do mercado, inviabilizando o negócio no médio prazo.

CASE DE SUCESSO: PLATAFORMA DE NEGÓCIO AUTOMÁTICO

Na MLM Solutions, assumimos este desafio de fornecer inteligência comercial para uma plataforma de Multinível automático.

Para isso, desenvolvemos todo o projeto do sistema de uma empresa contendo:

  • Motor de bônus
  • Loja virtual com funil de vendas
  • Ferramenta de vendas automáticas
  • Ferramenta de recrutamento automático
  • Matriz 3×5 inteligente
  • Ferramenta de Business Intelligence para o consultor acompanhar sua evolução

Os resultados iniciais foram mais do que satisfatórios.

Ao se verem diante de tantas ferramentas, os líderes passaram a recrutar pessoas para sua equipe apenas mostrando tudo o que elas teriam à disposição para construir um negócio digital.

Dentre s próximos passos estão a construção de ferramentas como o patrocinador automático, sistema de treinamento integrado, links sociais e outras.

O resultado principal dessa primeira experiência foi validar um modelo que já havíamos identificado como sendo o futuro da Venda Direta e do MMN.

E que agora faz ainda mais sentido, com essa pesquisa da ABEVD confirmando que o porta-a-porta será cada vez mais substituído pelo Whatsapp-a-Whatsapp.

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